segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AVICULTURA EMPRESARIAL COM UNIDADE MODELO EM CAMPOS.

Programa que incentiva avicultura empresarial tem unidade modelo no RJ

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012, 11:03:18Economia
A unidade modelo da minigranja do Programa Campos Produz +Frango, em Campos dos Goytacazes, RJ, já desperta o interesse de vários pequenos produtores rurais. É que os 500 pintos colocados no galpão da mini granja, na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, cresceram em pouco mais de 40 dias e ultrapassam a um quilo, estando em poucos dias praticamente pronto para o abate.A unidade piloto do Programa de Desenvolvimento da Avicultura (Campos Produz +Frango) funciona em área contígua da Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo e está aberta à visitação para conhecimento das formas de manejo das aves e para conhecimento das instalações.
A implantação de cada unidade é feita em parceria com o Sindicato dos Ceramistas e pequenas metalúrgicas da Baixada Campista. Para baratear os custos da montagem da mini granja, é preciso ter tijolos e, graças à parceria com o Sindicato dos Ceramistas, conseguimos reduzir os custos. Assim, obtivemos tijolos requeimados a preço de custo. O tijolo é bom para assegurar que as paredes das instalações do galpão não fiquem frágeis nem com tanta umidade.
A construção dos galpões das mini granjas é viabilizada também graças à parceria que firmamos com pequenas metalúrgicas da Baixada Campista, que recortam, dobram e soldam materiais recicláveis obtidos de plataformas da Petrobras na Bacia de Campos.
Também foi firmado parceria com a Uenf e com a Cooperativa Agroindustrial do Rio de Janeiro para uso de bagaço de cana desfibrada, como ração alternativa, que tem pequeno teor de sacarose e não apresenta problemas de nutrição para os frangos, conforme acompanhamento com técnicos do CCTA (Centro de Ciência de Tecnologia para a Agricultura), que já observaram que o bagaço desfibrado não deixa proliferar fungos. O alimento é de baixo custo.
A parceria visa proporcionar instalação de micro granjas para a introdução da avicultura nas propriedades rurais de 20 pequenos produtores que vão estar integrados ao programa Campos Produz + Frango nesta fase inicial.
Os pequenos galpões vão ter em média 140m² e serão construídos com alvenaria e superestrutura e cobertura metálica. Ele explica que os galpões que vão abrigar as micro granjas obedecem critérios técnicos direcionados a assegurar a climatização com temperatura ideal para o desenvolvimento das aves.
As paredes dos galpões serão de tijolos requeimados e terão altura adequada para ajudar no controle da ventilação, radiação, temperatura e umidade do ambiente onde os pintos serão criados, de forma a estarem prontos para o abate entre 42 e 45 dias.
Fonte:  Blog Eduardo Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário