sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A conta dos recursos naturais

ONU quer apresentar a conta de recursos naturais às empresas

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
05/10/2011 | 18h23 | Meio ambiente




Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

O Programa das Nações Unidas de Meio Ambiente (Pnuma) quer incentivar as empresas a relatarem o uso que fazem dos recursos naturais. Isso inclui os elos da cadeia de produção que consomem água ou usam o solo, de acordo com documento publicado nesta quarta-feira pela Global Reporting Initiative (GRI), do Pnuma e da empresa de consultoria Crem. O objetivo é fazer com que as corporações também se envolvam na proteção do meio ambiente.

"Os ecossistemas não são apenas plantas exóticas e animais raros, mas também prestação de serviços, como água potável e materiais de construção. As empresas têm um impacto sobre esses serviços e também dependem deles nas suas operações", disse Jolanda van Schaick, um dos autores e Consultor Sênior da Crem.

O Pnuma pretende medir o valor dos serviços de ecossistemas, como chama o consumo de alimentos, madeira, do solo e de água fresca. E, como o crescimento do uso dos recursos naturais está cada vez maior, apresentar a conta para as empresas.

"Várias organizações estão explorando formas de relatar os impactos dos serviços dos ecossistemas, mas nenhum acordo global sobre a forma mais adequada foi encontrado ainda. As discussões e ideias coletadas nesta publicação constituem uma boa base para a concepção de indicadores de relatórios no futuro", disse Mônica Barcellos, que dirige os Serviços de Negócios da Biodiversidade e Ecossistemas do Pnuma em Cambridge, Reino Unido.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário