quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Central da Reciclagem

Central da Reciclagem
10/11/2011 às 13:35

O maior banco de pontos de descarte de recicláveis do Brasil – será lançada oficialmente dia 25/11...
(Da assessoria)


Brasil - A cerimônia, realizada na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, contará com a presença de Secretários Municipais de Meio Ambiente, autoridades e formadores de opinião. 

No dia 25 de novembro, sexta-feira, das 9h às 12h35, a Made in Forest - maior rede ambiental global com foco em meio ambiente e sustentabilidade, realizará o lançamento oficial da plataforma de internet www.centraldareciclagem.org , no auditório nobre da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

A Central de Reciclagem é um serviço gratuito, de utilidade pública, no qual a população pode pesquisar ONDE descartar corretamente 36 tipos de materiais recicláveis. Durante o evento, estarão reunidos Secretários Municipais de Meio Ambiente, autoridades, imprensa e organizações envolvidas com a temática.

A proposta do evento é sensibilizar o cidadão urbano sobre a importância de descartar os materiais corretamente e de maneira organizada, desde embalagens de alimentos e bebidas (em plástico, pet, alumínio, entre outros), além de móveis, metais, óleo usado em cozinha, vidro, eletrônicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas. "O consumidor quer descartar corretamente seu lixo doméstico, o problema é que ele não sabe ONDE fazer esse descarte", afirma o co-fundador da Made in Forest e um dos diretores da Central de Reciclagem, Fabio Biolcati, ao completar que "Esta novidade está em consonância com a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos".

Dentre os convidados palestrantes estão: o professor-doutor João Ricardo Moderno - presidente da Academia Brasileira de Filosofia, que falará sobre reflexões sobre o homem e seu habitat; a artista plástica Suzana Jardim - do Projeto Biotuca, discutirá sobre o universo da reciclagem e arte. Já o dr. Renato Felgueras Secretário de Meio Ambiente de Taubaté / SP e o Dr. Jaderson Spina - Secretário de Meio Ambiente de Jundiaí / SP, colocarão na mesa o tema: o desafio do desenvolvimento e o meio ambiente urbano. 

Educação Ambiental
O site www.centraldareciclagem.org tem ainda material Educativo em dois formatos: textos informando sobre a importância e como descartar o material e até 4 vídeos sobre cada material reciclável "Queremos que a população conheça os detalhes da reciclagem dos materiais que descarta, de modo a avaliar o impacto sobre o meio ambiente", comenta Martin Mauro, diretor de parcerias da Central da Reciclagem.org.

Prefeituras Municipais
Diariamente milhares de pessoas telefonam para as prefeituras e empresas para saber onde descartar todo tipo de reciclável. A resposta quase sempre é frustrante, pois a administração pública municipal e as empresas, na maioria dos casos, não têm estrutura nem pessoal para dar a resposta desejada pela população. "Somos um aliado das Prefeituras Municipais e das empresas no fornecimento de informação dos pontos de descarte espalhados em todo o Brasil" completa Mauro, apontando que é na liderança dos prefeitos e secretários de meio ambiente e na iniciativa privada onde estão as respostas desejadas pela sociedade. Para saber onde descartar entre no site www.centraldareciclagem.org , clique no material que deseja des cartar e digite sua cidade. O serviço esta disponível para que as Prefeituras de todo o Brasil identifiquem, organizem e divulguem para a população onde descartar corretamente o material reciclável em sua cidade.

Cronograma do evento e palestrantes.
09h – 09h30 – Recepção dos convidados;
10h – 10h05 - Boas Vindas e Composição da Mesa;
10h06 – 10h25 - Abertura Magna - Tema: Reflexões sobre o homem e o habitat - Prof Dr João Ricardo Moderno - Pres. Academia Brasileira de Filosofia;
10h26 – 10h45 - Reciclagem & Arte - Suzana Jardim - Artista Plástica - Projeto Biotuca;
10h46 – 11h05 - Sustentabilidade como alternativa viável de inclusão social - Felipe Bannitz - Coordenador do ITCP/FGV;
11h06 – 11h25 - Cidades Sustentáveis - O Desafio do Desenvolvimento e o Meio Ambiente Urbano - Dr Renato Felgueras - Secretario Meio Ambiente de Taubaté SP;
11h26 – 11h45 - Cidades Sustentáveis - O Desafio do Desenvolvimento e o Meio Ambiente Urbano - Jaderson Spina - Secretario de Meio Ambiente de Jundiaí SP;
11h46 – 12h10 - Serviço de Informação ao Consumidor - ONDE descart ar recicláveis - Fábio Biolcati - Diretor Geral da Central da Reciclagem.org;
12h10 – 12h30 - Seção de Perguntas aos participantes;
12h31 – 12h35 - Encerramento do Evento.

Serviço:
Evento: Lançamento Oficial da Central da Reciclagem. Org.
Local: Salão Nobre (4º Andar) da FGV - Rua Itapeva, 474 Bela Vista - São Paulo SP.
Data: 25/11/11.
Horário: 9h às 12h35.
Veja Também

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A conta dos recursos naturais

ONU quer apresentar a conta de recursos naturais às empresas

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
05/10/2011 | 18h23 | Meio ambiente




Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

O Programa das Nações Unidas de Meio Ambiente (Pnuma) quer incentivar as empresas a relatarem o uso que fazem dos recursos naturais. Isso inclui os elos da cadeia de produção que consomem água ou usam o solo, de acordo com documento publicado nesta quarta-feira pela Global Reporting Initiative (GRI), do Pnuma e da empresa de consultoria Crem. O objetivo é fazer com que as corporações também se envolvam na proteção do meio ambiente.

"Os ecossistemas não são apenas plantas exóticas e animais raros, mas também prestação de serviços, como água potável e materiais de construção. As empresas têm um impacto sobre esses serviços e também dependem deles nas suas operações", disse Jolanda van Schaick, um dos autores e Consultor Sênior da Crem.

O Pnuma pretende medir o valor dos serviços de ecossistemas, como chama o consumo de alimentos, madeira, do solo e de água fresca. E, como o crescimento do uso dos recursos naturais está cada vez maior, apresentar a conta para as empresas.

"Várias organizações estão explorando formas de relatar os impactos dos serviços dos ecossistemas, mas nenhum acordo global sobre a forma mais adequada foi encontrado ainda. As discussões e ideias coletadas nesta publicação constituem uma boa base para a concepção de indicadores de relatórios no futuro", disse Mônica Barcellos, que dirige os Serviços de Negócios da Biodiversidade e Ecossistemas do Pnuma em Cambridge, Reino Unido.

Da Agência O Globo

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Semana de Gestão Ambiental

30/09/2011 08:55

Semana de Gestão Ambiental incentiva debate sobre sustentabilidade

A educação como ferramenta para formação de cidadãos mais atuantes na preservação do meio ambiente foi uma das aborgens da 3ª semana de Gestão Ambiental, iniciada na quarta-feira (28). O evento segue até sexta-feira (30), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro, com a participação de estudantes, pesquisadores e convidados.
Segundo a coordenação, são mais de 1200 pessoas, entre alagoanos e visitantes de outros Estados. Elas devem se dividir e participar de 25 momentos de palestras, minicursos e conferência, ministrados por professores mestres e doutores, com temáticas como econegócios, desenvolvimento regional sustentável, biodigestores, lixo, novas fontes de energia, entre outras.
“Estaremos durante mais de 20 horas discutindo o paradigma da sustentabilidade”, disse o coordenador do curso de Gestão Ambiental do Ifal de Marechal Deodoro, Álvaro Cavalcante. O diretor de ensino do Ifal, Luis Henrique Lemos, disse que o evento é importante também para incentivar a criação de uma cultura diferenciada no trato com o meio ambiente.
“Tratar do meio ambiente no Brasil, que é um país emergente e com uma legislação ambiental relativamente nova, é um desafio. Acredito muito que a educação ambiental é uma ferramenta para o desenvolvimento e formação de cidadãos mais conscientes que mais tarde possam coordenar melhor os órgãos ambientais”, argumentou Adriano Augusto, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Todos os representantes de ensino, pesquisa, extensão, diretoria e reitoria foram unânimes em afirmar a intenção de transformar o curso de gestão ambiental em um dos melhores do país. “A gente quer que essa escola seja referencia no Brasil”, afirmou Éder Júnior Souza, diretor de ensino do Ifal de Marechal Deodoro.
O concluinte do curso de gestão Ambiental e coordenador do Diretório Acadêmico, Roberto Galdino, ressaltou ainda a importância da interação com outros cursos do país: “queremos trazer o próximo encontro nacional de estudantes para Alagoas”, enfatizou.
O presidente do Ima, Adriano Augusto, ainda incentivou os estudantes a querer crescer e trabalhar pelo Estado. “Há uma linha muito tênue entre desenvolvimento e sustentabilidade, temos que observar que pessoas também são meio ambiente. Temos que incentivar os jovens a ser cidadãos com mais conhecimento e condição de desenvolver Alagoas”, argumentou.
por Agência Alagoas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

7 Bilhoes de Seres Humanos.

Não duvide hoje somos 7 bilhões de nativos na terra, vivemos com uma população em caminhadas a passos largos para um total em breve talves em 2100 um total de 10 bilhoes de pessoas ou seres humanos na terra e se alimentando e gastando água e pão para todos, esta de hoje à 7 bilhoes, passa ainda uns 90 dias sem comer pão mas gastando água estara e muita, pois gastara bastante fraldas neste periodo, vamos refletir um pouco neste sentido pois seria bom que passasemos a termos mais responsabilidade com este planeta de prova e espiações, pois temos que nos equilibrar para termos um final de passagem por este planeta terra com uma certa tranquilidade e condições, sabe de uma coisa um ser dos mais perfeito para que termos como exemplo é mesmo Jesus, pois ele nunca faria o que eu com minha minima pretenção tento fazer, que seria convencer alguem de algo, ele nos da o livre arbitrio, para nos decidirmos de maneira tal que no final ou voce tem um crédito ou um balta débito em sua conta dos seus  dia a dias aqui na terra, pois bem pensem  em mudar de atitude em relação a convivencia harmoniosa da terra, até mesmo seus maus pensamentos influenciam em parte da terra em atitudes não condencendentes para o ser humano. Coloquem suas cabeças nos traveseiros de suas confortaveis camas e pensem em nossos irmão somalianos, e outros africanos, não digo o nome dos paises africanos outros para não erar e dizer um daqueles que estão nadando em petroleo e diamantes e o povo morendo de fome, tente pelo menos fazer algo em intenção daqueles nossos irmãos, como chegaremos na presença do pai celestial e diremos que não vimos falar que nossos irmãos passavam por este tipo de dificuldade. Vamos pensar que por enquanto só somos 7 bilhões....

Carlos Drumond de Andrade / Uma Pedra no Caminho.

Hoje 31/10/2011, seria dia do aniversário de Carlos Drumond de Andrade, escritor Mineiro que se mudou para o Rio de Janeiro e se transformou em um dos maiores escritores de nossa epoca, ele escreveu um poema  que não vou esquecer jamais pois me faz lembrar as peraltices de juventude, apesar de estar em uma terceira quase quarta idade, mas eu ainda me lembro de bastante coisa, tinhamos por habito de atravessar o rio Muriaé, e aparecer no Itapuã clube de roupa seca e sem problemas, um amigo nosso não sabia nadar mas se aventurava pela sua altura ir andando e com as roupas na mão, um belo dia choveu na cabiceira do rio e a água aumentou um pouco não dava para sentir a diferença, e tentavamos atravessar tinha um show de sambista no dito clube,   quando no meio do rio ele sentiu que não dava pé e ele encontrou uma pedra e danou a gritar chame os bombeiros para o tirar pois ele deu a maior sorte em encontrar esta pedra. Dai o poema de Carlos Drumond de Andrade ter feito cadeira cativa em nosso ambiente de trabalho por longos dias para podermos tirar uma com o nosso amigo Macarrão, não eh aquele do Bruno do Flamengo não em, do combate a Dengue...
Por este dia de aniversário de Carlos Drumond de Andrade, são minhas felicitações a este genio da literatura da qual não sou um representante. um abração....

domingo, 30 de outubro de 2011

O Que Pode Uma Politica Sem Conhecimento.

Este assunto eu quero tocar por estarmos vivendo uma questão desta na Bahia, em um municipio sem grandes atrativos de trabalhos, mas com uma comunidade desenvolvida em termos participativos, não é como o nosso municipio que estamos vendo degradar terras vizinhas e nascentes de água e não temos justiça que funciona em nossa comunidade, observem que na Bahia conforme dito acima eles estão tentando construir um porto de exportação de minerio e demais produtos, mas para isto eles esterminariam uma area de floresta atlantica, e uma comunidade, eles participativos como são estão bloqueando a obra que trarar muitos empregos em favor de uma convivencia pacifica e ordeira de paz e sustentabilidade. Venho parabenizar esta comunidade, e relatar o que acontece em minha cidade, pois fomos neste fim de semana no lixão e cosntatamos a degradação do ambiente em torno, o bicho está com 200 metros de altura de lixo, xorume neste periodo de seca escorendo para um valão que dara no rio Muriaé. O povo que mora abaixo de Itaperuna, que vão se banhar nas praias estão prontos para começarem a se reproduzir os efeitos devastadores da degradação ambiental, partindo para  degradação humana, e proliferação de doenças etc. procurem desenvolver esta mentalidade dos Bahianos, de participação, vamos as reuniões de camará, e em nossa comunidade nas reuniões de associações de moradores, e no futuro vocês nem eu possamos nos lamentarmos de não termos participados de implantações de elefantes brancos que vamos chorar como chora hoje as comunidades vizinhas da aracruz celuloses, que tranformou o norte do Espirito Santo em uma terra de PROBLEZA e ranger de dentes, pela comunidade, que se iludiu com as promessas de empregos para as suas regiões, que hoje sofrem por não terem sido contra a implantação do projeto.
No fundo eu sugiro nem pensar em progredir sem conhecimento......